A APDI esteve representada pelo seu diretor, Professor Doutor Alberto de Sá e Mello, que proferiu uma palestra subordinada ao tema Proteção pela Propriedade Intelectual dos objetos imateriais gerados por sistemas de inteligência artificial.
Realizou-se, nos passados dias 12 e 13 de agosto de 2024, em Porto de Galinhas (Recife) – Brasil, o 44º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, organizado pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, entidade parceira da APDI – Associação Portuguesa de Direito Intelectual. A APDI esteve representada pelo seu diretor, Professor Doutor Alberto de Sá e Mello, que proferiu uma palestra subordinada ao tema Proteção pela Propriedade Intelectual dos objetos imateriais gerados por sistemas de inteligência artificial.
O Congresso decorreu em quatro jornadas (duas jornadas diárias), em regime de internato. Os palestrantes eram provenientes dos mais diversos países da América latina, assegurando o representante da APDI a única presença europeia. Os participantes não palestrantes, em número de cerca de uma centena, eram oriundos dos mais diversos países das Américas, publicitando a ABPI este como “o maior evento do género de toda a América latina”
As sessões do Congresso, que se tem realizado anualmente alternadamente em São Paulo e Rio de Janeiro, desenrolaram-se em duas grandes Plenárias (abertura e encerramento), oito Painéis e mais oito Table Topics, com a presença de especialistas do Brasil e exterior, vindos da academia, corporações, escritórios de advocacia e entidades representantes da Propriedade Intelectual.
Durante dois dias foi feito um intenso debate sobre os desafios das novas ferramentas da economia digital, como a Inteligência Artificial, que tem promovido uma verdadeira transformação na sociedade e no mundo corporativo.