APDI Associação Portuguesa de Direito Intelectual

Curso de Microcredenciação em 𝗣𝗿𝗼𝗽𝗿𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗹𝗲𝗰𝘁𝘂𝗮𝗹

Uma iniciativa da Associação Portuguesa de Direito Intelectual e da Coimbra Business School. Candidaturas até 03 de novembro de 2024.

Sobre o Curso

A Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI) e a Coimbra Business School promovem o Curso de Microcredenciação em Propriedade Intelectual. Candidaturas até 03 de novembro de 2024.

Horas de Formação: 30 horas

Data de início da atividade letiva: 11 de novembro de 2024

Horário: O curso de Microcredenciação ocorrerá nos dias 11, 12, 18, 19, 25, 26 de novembro e 02, 03, 09, 10, 16, 17 de dezembro em regime online, das 18:30 às 21:00h. As aulas serão lecionadas online, utilizando a plataforma ZOOM.

São devidos os seguintes emolumentos e propinas:

  • Taxa de candidatura: 25,00 €
  • Taxa de inscrição: 25,00 €
  • Propina: 75,00 €

Destinatários/as

Alunos da licenciatura (Comércio e Relações Económicas Internacionais; Marketing e Negócios Internacionais) e Mestrado, sobretudo em Marketing e Negócios Internacionais; ex alunos do ISCAC, sobretudo exercendo funções de direção ou chefia em empresas ou funções técnicas nos departamentos de vendas e marketing.

Âmbito e objetivos

A existência e a utilidade (finalidades) do Direito Intelectual e as especialidades dos seus dois principais ramos – o Direito de Autor e a Propriedade Industrial, e a sua importância para o Marketing e os contratos internacionais ou os contratos com elementos de conexão transfronteiriços.

 

Objetivos

   Visa-se abordar:

  1. O quadro regulador do Direito Intelectual e como se configura a respetiva jurisdição (territorialidade), interconexão e compatibilização, numa ótica de que as estratégias de marketing são hoje multiterritoriais;
  2. Os novos paradigmas e plataformas de desenvolvimento de mercado (mercado digital e inteligência artificial) em que o marketing se posiciona e colocam desafios especiais ao Direito Intelectual em geral;
  3. A imprescindibilidade de existência de sinergias funcionais entre o Direito Intelectual e o Marketing à vista dos respetivos objectivos e finalidades;
  4. Concretização individualizada de alguns aspetos com mais interesse prático, como os deveres de compliance/respeito das estratégias de Marketing relativamente à existência de direitos intelectuais alheios; a proteção das criações (desenhos ou modelos, design em geral, criações da moda, bens utilitários) geradas ou suscitadas pelo próprio Marketing e a sua utilização enquanto património rentabilizáveil (contratos, autorizações, licenças); a influência da titularidade/proteção pelos diversos direitos intelectuais na valorização das ofertas comerciais; a utilização seletiva de  figuras protegidas pelos direitos intelectuais como ferramentas de estratégias especificas de Marketing na valorização e capitalização de valor para determinadas ofertas comerciais, tais como obras protegidas, as criações, a marca, as denominações de origem, e as recompensas, e por fim uma abordagem sobre alguns aspectos necessários à conservação, manutenção e defesa dos direitos intelectuais protegidos.

 

Conteúdos Programáticos

  • Os Direitos Intelectuais no contexto internacional e a harmonização europeia
  • Os poderes de exploração económica da obra protegida | Novas fronteiras do direito de comunicação ao público | O direito de colocar a obra à disposição do público | Os direitos conexos
  • Os limites e as exceções ao direito de autor | Significado e extensão atuais à luz da principal legislação e jurisprudência
  • Os contratos de transmissão e de licença de direitos de propriedade intelectual para a utilização de criações industriais, obras e prestações protegidas | As licenças multiterritoriais
  • A proteção de criações intelectuais no domínio das novas tecnologias de informação |Programas de computador | Bases de dados | Novos modelos de negócio
  • O Direito de Autor, a propriedade industrial e os desafios da inteligência artificial
  • Campanhas de Marketing e tipos da propriedade industrial | As sinergias funcionais entre a propriedade industrial e o Marketing
  • Desenhos ou Modelos – Traços gerais do regime jurídico (nacional e da União Europeia) | Criações da Moda | Design de bens Utilitários
  • Marketing e Marcas: o registo de sinais tradicionais e não tradicionais e os contributos do Marketing e dos seus efeitos na notoriedade, prestígio e manutenção dos direitos
  • trade-dress: perspetivas sobre a sua proteção; limites ou exceções
  • A responsabilização pela violação de direitos intelectuais e o marketing em rede – desafios
Formalização de candidaturas

As candidaturas decorrem exclusivamente online, devem ser submetidas em https://inforestudante.ipc.pt acompanhado da digitalização (formato pdf) do seguinte documento:

– Digitalização de documento comprovativo de identificação civil (bilhete de identidade, cartão de cidadão ou passaporte) com devida autorização do próprio para utilização exclusiva no âmbito da candidatura.

A não submissão desde documento implica a apresentação do original nos Serviços Académicos do ISCAC dentro do prazo de candidatura.

 

Documentos para consulta:

 
Entidade Formadora

O Curso será lecionado pela Associação Portuguesa de Direito Intelectual (APDI), através dos seus reputados especialistas associados nas matérias versadas.

Corpo Docente do Curso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Este website utiliza cookies

Nós utilizamos cookies, tanto privados quanto de terceiros, para melhorar sua experiência de navegação, avaliar o uso de seu conteúdo e oferecer produtos e serviços que estão alinhados com suas preferências.
View more
ACEITAR
REJEITAR